Dr. Mukwege breaks the silence in Porto Alegre by FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

Dr. Mukwege breaks the silence in Porto Alegre by FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
Denis Mukwege and Marcos Rolim (clik on the picture above - part 1)

A CORRIDA DO COLTAN NO CONGO

August, 2001, 16:37 GMT 17:37 UK, BBC News /Africa


A CORRIDA DO COLTAN NO CONGO

RDC é o lar de 80% das reservas mundiais de coltan

Por Helen Vesperini em Goma, RDC

No quintal da casa de triagem Shenimed, os jovens são ocupados na triagem e limpeza do minério colombo-tantalita, ou coltan, como é conhecido nesta parte do mundo.
Regionais analistas dizem que a demanda internacional de coltan é uma das forças motrizes por trás da guerra na RDC, e a presença de milícias no país. Primeiro os jovens lançá-lo no ar com coadores como se fossem arroz.Em seguida, eles usam uma pinça magnética para eliminar as partículas de minério de ferro.Coltan é usado para fazer capacitores pinhead - um componente essencial em telefones móveis Em seguida, é lavado, moído manualmente em um grande pilão de argamassa e testadas novamente para o minério de ferro antes de ser colocados em um espectometro para testar o seu teor de tântalo.

Tântalo Sangue

É um grito de longe, o drama do "sangue no meu telefone celular”. Esse “grito” é parte de uma campanha que um grupo de ONGs e comunidades religiosas têm lançado na Europa para fazer lobby por um embargo sobre os chamados "tântalo sangue", o minério de colombo-tantalita que vem das zonas de guerra no leste da República Democrática do Congo.O tântalo é essencial na fabricação de componentes elétricos conhecidos como capacitores cabeça de alfinete. Estes regulam a tensão e armazenam energia em telefones celulares, dezenas de milhões dos quais foram vendidos nos últimos anos.
Os grupos de lobby europeu, baseado em analistas regionais, dizem que a produção de coltan está alimentando a guerra no Congo, e 80% das reservas mundiais estão na RDC.
Tais alegações enfurecem tanto os rebeldes que controlam esta parte da Congo quanto seus patrocinadores de Ruanda."É a nossa única maneira de ganhar a vida", disse Blanchard, um intermediário que se desloca no interior para comprar coltan dos mineiros de pequena escala e traz de volta a Goma para vender. "Não há nada a fazer aqui.” A maioria dos homens agora no comércio de coltan costumava ser agricultores.

Bandidos

Os grupos locais de direitos humanos dizem que a produção de coltan leva à problemas de segurança. Eles dizem que não é incomum para um mineiro que acabou de vender coltan, por digamos, US $ 200 de ser visitado por bandidos de farda militar, que sabem exatamente quanto dinheiro ele tem em sua casa. A crítica dos negócios estrangeiros do trabalho infantil nas minas de coltan deve ser colocada no contexto do Congo. Se as crianças não estivessem ajudando nas minas coltan, elas estariam trabalhando nos campos. O que, também seria motivo de preocupação em longo prazo. O coltan como se tornou um grande negócio, há muito tempo que os camponeses esqueceram suas competências agrícolas, da mesma forma que alguns moradores deixaram a África Central à procura de trabalho com o petróleo. "Tem sido uma catástrofe", disse Antoine, um empresário local. "Eu estimaria que 80% de todo o negócio aqui é representado pelo coltan, e dinheiro em circulação é quase inexistente."

No Coração da África Slideshow: Milton’s trip from Caracaraí, Roraima, Brasil to 2 cities Porto Alegre and Bukavu was created by TripAdvisor. See another Brasil slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Marek Cihar´s preview film about Congo

CORNEILLE EWANGO ABOUT THE LANGUAGE OF GUNS

THE ZOMBIE

THE ZOMBIE
By Milton Paulo de Oliveira

Documentary on The Congo: BBC's An African Journey

O jornalista Misha Glenny levou vários anos investigando corajosamente as redes de crimes.

Dr. Seyi Oyesola. A África e o Médico