Dr. Mukwege breaks the silence in Porto Alegre by FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

Dr. Mukwege breaks the silence in Porto Alegre by FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
Denis Mukwege and Marcos Rolim (clik on the picture above - part 1)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


The Observer


O médico que cura as vítimas de estupros do Congo de guerra


Ginecologista Denis Mukwege opera em uma guerra onde a agressão sexual é usada como arma
Denis Mukwege
Dr. Denis Mukwege no Panzi hospital em Bukavu. Fotografia: Alex Duval Smith para o Observer
Profunda no leste do Congo, no meio de um conflito que plumbs as profundezas da crueldade humana, um médico em um hospital único andar é manter viva a esperança. Ginecologista Denis Mukwege tira sua força, diz ele, a partir do espírito indomável dos mais enfraquecido das vítimas - as mulheres estupradas em um ato calculado de guerra que chegar ", quebrado, esperando a morte, escondendo seus rostos", em seu hospital. "Muitas vezes, eles não podem falar, andar ou comer", diz ele.
Uma guerra de 14 anos que é, na verdade, uma continuação do genocídio que ocorreu na vizinha Ruanda tornou-se um "gynocide", em que o estupro é usado para rasgar os laços de uma comunidade distante e facilitar o acesso à riqueza mineral.
Nesse ambiente volátil, de 55 anos de idade, Mukwege e sua equipe têm reparado cirurgicamente mais de 20.000 mulheres, dos milhares que foram estupradas-guerra na região do Congo dos Grandes Lagos."Rape", diz ele, "destrói as mulheres além dos limites do descritível."
No entanto, seus pacientes manter inspirando-o a reforçar o seu compromisso. "Alguns anos atrás, uma mulher veio para nós, que havia sido estuprada e tinha pego o HIV", diz ele. "Ela chegou com seus cinco filhos, e nós tratado. Quando ela saiu, ela foi dada $ 20 para ajudá-la em seu caminho. Outro dia ela me convidou. Ela comprou um pedaço de terra, construiu uma casa, pagou um dote para o casamento de seu filho e tem 1.000 dólares ela quer passar em uma viagem de negócios no exterior. Ao ver a determinação de que pode existir dentro de alguém a quem um tentou destruir, você quer lutar ao lado deles. "
Panzi hospitalar se senta em uma arborizada estrada de terra em um subúrbio de Bukavu, capital da província de Kivu do Sul, construído pelos belgas para se assemelhar a uma cidade de Ardennes. Simples, mas limpo e bem organizado, o hospital de 400 leitos, é um refúgio de sanidade em um ambiente doente. Mukwege construiu-se a partir do zero em 1999, após seu hospital anterior em Lemera, 300 quilômetros de distância, foi destruído.
Mukwege é alto, sua altura exagerada por seus tamancos pretos - um lembrete do tempo que passou na Suécia, onde toda a equipe médica usá-los. Ele tem uma voz profunda, um ouvido pronto e um brilho infantil no olhar quando as coisas ficam tensas. Pipped para o Prêmio Nobel da Paz 2009 pelo presidente Barack Obama, ele é adorado aqui e enfrenta uma avalanche de cumprimentos em suas rondas diárias.
Em sua mesa, a lâmpada é vintage Ikea, fornecido pelo exército sueco.Mukwege, filho de um pastor que treinou no Burundi e na França, atraiu sobre os seus contactos na igreja Pentecostal configurar Panzi."Quando eu tinha oito anos, eu acompanhava meu pai para ver um menino que estava doente. Ele orou para o menino, mas, para minha decepção, ele não lhe deu remédio. Ele disse que foi o trabalho do médico. Então eu disse a ele que se tornaria um médico para que as pessoas que oraram por ficaria melhor mais rapidamente. "
O terceiro dos nove filhos, ele optou por ginecologia no início de sua carreira, depois de ver a dor no parto suportou - entregas especialmente forçados, devido à falta de disponibilidade de cesarianas - pelo rurais as mulheres congolesas. Ele diz que sua fé em Deus ajuda-o a enfrentar a noção depravada do estupro como arma de guerra em um conflito, onde as forças de todos os lados, geralmente, têm um rifle entre três soldados. "É a obra de Satanás. Ele é mau. Numa guerra convencional, se alguém é morto por uma bala, não pode haver luto ea vida se move sobre. Com estupro, os efeitos podem surgir 15 anos depois."
Ele acredita que a guerra no leste do Congo - que começou em represália contra os perpetradores do genocídio de Ruanda em 1994 e evoluiu para uma corrida frenética de riqueza mineral, especialmente para o premiado colombo-tantalita (coltan), fundamental para a produção de microchips - tem sido permissão para continuar por causa da discriminação por parte da comunidade internacional. "Os eventos indescritíveis aqui quantia para a pior forma de terrorismo. Em qualquer outra parte do mundo, a comunidade internacional teria posto um fim a isso. Justiça internacional não está fazendo seu trabalho aqui. Há pessoas em algumas partes do mundo que acreditam que outros seres humanos - os africanos - de alguma forma têm uma maior limiar da dor, que amam os seus filhos menos, que selvageria para eles é normal, ou estuprar culturalmente aceitável ".
A poucas centenas de metros do hospital, Mukwege criou uma casa segura, onde os pacientes, depois do aconselhamento, são ensinadas costura, tecelagem e sabão de tomada de habilidades. Mulheres estupradas precisa para se tornar auto-suficiente, porque eles são muitas vezes rejeitadas por seus maridos e famílias.
Os sobreviventes de estupro que passam por Dorcas Casa com idade entre dois e 80 anos. Um de 15 anos de idade, conta a sua história enquanto lutam para pacificar seu filho de 18 meses de idade, concebido depois que ela foi levada de sua aldeia por homens armados e forçado a ser uma "esposa" por vários meses. "Eu não posso voltar para a minha aldeia. Tenho medo que me levará de novo. Ouvi recentemente que eles levaram meus primos. Eu também não sei se a minha tia, que é meu único parente vivo, iria me levar, ou aceitar Baraka ", diz a menina, que, apesar de ter tido um filho concebido com ódio, deu-lhe um nome que significa" bênção ".
Mukwege diz agressão sexual é comparável à guerra biológica como uma tática de extermínio. Ele diz que há uma política para fazer pais e filhos assistem os estupros. Para tornar a mulher estéril, os estupradores completar a brutalidade, disparando uma bala na vagina ou rasgar suas paredes usando um rifle ou galho de árvore.
Há sinais de que a comunidade internacional está acordando para este conflito, o que pode ter reivindicado até quatro milhões de vidas - mais do que qualquer outra desde a segunda guerra mundial. Depois de um ataque frenético em julho, em que 300 mulheres foram estupradas durante três dias em Walikale, no norte de Kivu, as Nações Unidas no mês passado enviou uma delegação para investigar. Na França, Callixte Mbarushimana, o líder político do Democráticas Forças de Libération du Rwanda (FDLR) foi preso sob um mandado de Tribunal Penal Internacional que cita estupro entre as acusações. Mas este mês, alegando uma necessidade renovada para conter o caos, Ruanda já teria rescindido em um acordo feito em setembro e enviou tropas para o outro lado da fronteira em três províncias do Kivu.
Como muitos em seu país, Mukwege acredita que a comunidade internacional prefere ter uma Congo devastado pela guerra que pode ser pilhada do que aquele que, por seu tamanho e recursos naturais, poderia tornar-se poderoso. "A história está se repetindo", diz ele. "Um século atrás, o mundo precisava de borracha para pneus e 10 milhões de pessoas morreram em plantações rei Leopoldo. Agora quer minério de coltan para os microchips de telefones e gadgets, e do Congo é o lar de 70% das reservas."
Em seu jaleco branco, um crachá dado a Mukwege por uma organização judaica gritos por um fim ao cinismo: "Não ficar de braços cruzados", diz.No Panzi, a mensagem parece ter atingido a todos. "O outro dia havia um rumor de que a minha casa tinha sido atacado. Quando cheguei ao hospital, eu vi três meninas com deficiência que eu conhecia porque são pacientes, esperando por mim.
"Os adolescentes começaram a abraçar-me e dizendo que tinha ouvido falar que a minha vida estava em perigo. Eles explicaram que tinham vindo para me defender. Que eu tinha lágrimas nos meus olhos. Essas meninas deficientes queria me ajudar, um homem grande e forte. Este é o que eu sinto o tempo todo de quem vem para o hospital -. o desejo de manter amoroso, para continuar a dar, mesmo quando alguém tentou tira-lo de toda a dignidade e os valores de sua Você não pode abandonar as pessoas como esse ".

domingo, 26 de agosto de 2012

No Coração da África Slideshow: Milton’s trip from Caracaraí, Roraima, Brasil to 2 cities Porto Alegre and Bukavu was created by TripAdvisor. See another Brasil slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

Marek Cihar´s preview film about Congo

CORNEILLE EWANGO ABOUT THE LANGUAGE OF GUNS

THE ZOMBIE

THE ZOMBIE
By Milton Paulo de Oliveira

Documentary on The Congo: BBC's An African Journey

O jornalista Misha Glenny levou vários anos investigando corajosamente as redes de crimes.

Dr. Seyi Oyesola. A África e o Médico